Bom dia amigos!
Integrar a Sustentabilidade nos processos de inovação e estratégias de negócio das empresas é um dos maiores desafios do século 21. Sabemos que o melhor ainda está por vir, mas felizmente algumas organizações já estão agindo de forma mais organizada.
Estamos vendo mudanças animadoras que promovem a inovação estratégica. As empresas estão se se esforçando para alavancar oportunidades de sustentabilidade em vez de qualificar iniciativas ambientais como meras estratégias de gestão de risco. Abordagens tradicionais da Responsabilidade Social Empresarial começam a ceder espaço para novos modelos de negócio que desenvolvem soluções inovadoras para resolver desafios atuais, levando a criação do valor compartilhado.
Para reforçar essas tendências e promover sinergia entre sustentabilidade e inovação, as empresas devem focar em desenvolvimento de líderes capazes de administrar volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade; promover abordagens de longo prazo e de ciclos de vida nas iniciativas de sustentabilidade para que, mesmo com a rotatividade dos CEOs, garanta-se a incorporação estratégica por meio da formulação de sistemas de valores e mentalidades dos funcionários, principalmente no nível intermediário da gerência.
Os futuros gerentes terão estar preparados para desenvolver e implementar processos multidimensionais para a inovação sustentável. Isso significa levar em conta diversas dimensões de consumidor, cliente e produto, assim como monetária e humana.
Será fundamental estabelecer ligações transversais entre setores e suas cadeias de valor e buscar soluções mais radicais e escaláveis para além da mudança incremental, criando maior impacto por meio de modelos disruptivos. Será o momento de inovar.
Baseado em Revista Ideia Sustentável, Edição 29, ano 08/2012.
Baseado em Revista Ideia Sustentável, Edição 29, ano 08/2012.
Elisangela Queiroz
Relacionamento com Mercado - Sustentares
Nenhum comentário:
Postar um comentário