quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Painel de Discussão: Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas

Este é um novo quadro de nosso blog que busca estimular a discussão entre nossos seguidores, visitantes e interessados nos temas que justificam este espaço social.

O primeiro deles que deixamos aberto à discussão é: O que Responsabilidade Social tem a ver com Gestão com Pessoas?

Deixe aqui sua contribuição, seja ela um artigo seu, um link para consulta, uma crítica ou uma declaração esclarecedora, para que possamos interagir e ampliar nossos conhecimentos, ok?

Clique em "Comentários" e deixe seu recado.

Grande abraço,
Dr. Benson

2 comentários:

  1. Uma vez li num livro sobre liderança a seguinte frase, “quando estamos bem, tendemos a fazer o bem”. Acredito que o objetivo da gestão de pessoa deva girar entorno dessa filosofia, pois um funcionário que esteja bem, realizará seu serviço com maior eficiência e tenderá a ajudar as pessoas com quem convive, contribuindo assim, para a manutenção de um bom clima organizacional.

    Concordo que essa parece ser uma visão romântica da coisa, mas não acredito que seja. Pois, ao possibilitar o desenvolvimento profissional e pessoal de um colaborador, dar atenção as suas reais necessidades – sociais, de reconhecimento, de crescimento,... – e dar suporte para a resolução de problemas pessoais – orçamento familiar, problemas familiares, estresse... – as empresas conseguirão proporcionar o bem estar de suas equipes, que tendem a repassar às pessoas de sua convivência. E o que isso tem a ver com responsabilidade social?

    Meu professor disse uma vez, “quem tem fome precisa é de comida”, e eu concordo totalmente com ele, e vejo que isso o governo tem feito ou tentado fazer. Beleza, mas e as empresas, qual o seu papel? Já que cabe ao governo da comida para quem tem fome, acredito que seja responsabilidade das empresas dar condições de desenvolvimento pessoal e profissional para diminuir a desigualdade social e permitir que esses profissionais exerçam sua cidadania.

    ResponderExcluir
  2. É claro que responsabilidade social e gestão de pessoas tem tudo a ver, uma vez que as empresas não devem focar apenas no cumprimento dos interesses pessoais dos proprietários, mas também os trabalhadores, as comunidades, os fornecedores, o meio ambiente e a sociedade em geral.

    Até mais,
    @ultimopedro

    ResponderExcluir