terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Natureza como Limite da Economia

Este é o título do novo livro de Andrei Cechin, onde ele resgata a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen.

Ingratamente esquecido pela academia, Georgescu foi, provavelmente, o primeiro a dar o alerta aos cientistas e economistas sobre as limitações do uso inconsequente dos recursos naturais para fazer frente ao crescimento constante e interminável do modo de produção capitalista.


Para degustar um pouco desta excelente obra, algumas palavras de Cechin (2010, p.208): "(...) Georgescu bem sabia que o problema ambiental não era a destruição do planeta pelos humanos. O planeta passou muito bem sem a presença humana durante a maior parte de sua existência e continuará a existir mesmo se a espécie humana for extinta. A razão de proteger o meio ambiente é proteger a espécie humana".

Isto só vem a comprovar minhas críticas quanto ao resultado de nossa enquete "Você sabe o que é Sustentabilidade", quando o menor voto foi exatamente a alternativa "Salvar o homem no planeta". Veja abaixo no quadro onde faço observação quanto ao resultado.

Pois, meus caros, a arrogância da humanidade a deixou cega para perceber apontamentos sérios e contundentes como as de Georgescu.

Aqui vão as informações completas do autor e do livro:
Autor: Andrei Cechin, discípulo de José Eli da Veiga, na FEA/USP, hoje é doutorando no Management Studies Group na Universidade de Wageningen - Holanda.
Editora: Senac São Paulo e Edusp. 264p.
Ano: 2010.

Boa leitura e compartilhe conosco sua opinião.
Abs,
Dr. Benson

Nenhum comentário:

Postar um comentário