quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Greenwashers - regra ou exceção?

Com a pressão da sociedade para que as organizações passem a ser "sustentavelmente" corretas, um comportamento pouco ético vem acontecendo de forma contundente: os falsos ecológicos.


São organizações que se dizem preocupadas e ativas no que dizem respeito às prerrogativas da sustentabilidade, mas na verdade querem ludibriar os consumidores e os demais stakeholders para vender seus produtos e serviços, terem suas ações na bolsa valorizadas e moldar uma imagem positiva perante a sociedade.

Você conhece alguma greenwasher?
Faça a sua parte. Fique atento(a)!
Coloque um "selo" greenwasher em cima dos falsos selos de "empresa verde" ou "empresa modelo de sustentabilidade" para aquelas que tentam nos convencer com suas pompas de bom mocinho.
Mas faça com responsabilide e cuidado, ok?!
Participe deste movimento!

Dr. Benson

Um comentário:

  1. Saiu na edição de novembro/dezembro da HSM uma matéria falando sobre Seventh Generation, uma empresa que se diz realmente sustentável. Com essa leitura percebi o quão difícil é para uma empresa ser realmente sustentável, hoje e aqui.

    Não estou defendendo as empresas que usam de uma única ação voltada para o meio ambiente e se dizem sustentáveis, mas, usando meu caso como exemplo, comprei um telefone 100% reciclado que custou R$ 40,00, enquanto seus concorrentes custavam R$ 30,00... é uma diferença de 25% e para algo de maior valor financeiro é inviável.

    Acho que ainda é inviável ser uma empresa realmente sustentável, já que o custo é maior e as pessoas, às vezes, não possuem condição de adquirir esses produtos devido ao alto preço.

    Portanto, talvez a adoção de praticas sustentáveis por processos ou produtos pode ser uma boa estratégia para criar uma cultura e baixar os custos da sustentabilidade.

    Vocês concordam?

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