Bom dia Amigos!
Sustentabilidade virou a palavra-chave nas escolas de gestão de negócio. Cursos específicos, tais como o master em gestão de sustentabilidade da FVG - Fundação Getúlio Vargas ou o curso de extensão e especialização em gestão da sustentabilidade e responsabilidade corporativa, da UNICAMP, trazem ao mercado uma nova perspectiva para quem deseja se especializar acompanhando as tendencias do mercado.
Tem havido uma inserção bastante razoável de temas ligados à sustentabilidade nos currículos de graduação, mestrado e doutorado e a tendência é de que os cursos específicos para a área sejam uma exceção no mercado de educação executiva.
Mas o maior desafio é tornar a sustentabilidade algo tão presente nos cursos de gestão que, no longo prazo, não se justifique ter cursos isolados para isso. E temos que salientar que a sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda e que dela depende a sobrevivência das organizações.
Por isso, a nova geração de gestores deve estar preparada para lidar com novos modelos de negócios. O profissional, em qualquer área, deve sempre buscar equilíbrio entre os aspectos sociais, ambientais e financeiros da empresa e, ao trazer a sustentabilidade para o currículo, os profissionais de negócios estão atendendo a uma demanda irreversível do mercado, porque cada dia mais a exigência do consumidor em relação a temas sociais e ambientais aumenta e a cada dia os sinais são mais claros.
Dessa forma, a tendência é que o mercado valorize cada dia mais os profissionais de gestão com conhecimento de boas práticas de sustentabilidade. Para quem deseja aproveitar oportunidades nessa área, recomenda-se uma visão geral das questões ligadas aos desafios do Desenvolvimento Sustentável.
Fonte: Baseado em CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável http://cebds.org.br/
Elisangela Queiroz
Relacionamento com Mercado
Nenhum comentário:
Postar um comentário