quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que é ser cidadão?

Agora ser cidadão não corresponde mais ao exercício de seus deveres civis como: respeito às leis democráticas, cuidado com os bens e instituições públicos, pagamentos dos impostos, complacência com os vizinhos, preservação dos valores da comunidade etc; e da exigência e acesso aos direitos como: saúde, educação, transporte, alimentação, habitação, atendimento a serviços sanitários e de erradicação de doenças etc.

Ser social e ambientamente responsável é sinônimo de cidadania!!!
Aonde vamos parar com a febre desse discurso que as organizações praticamente nos querem colocar guela abaixo, quando nem elas conseguem saber exatamente o que é cidadania? E menos ainda o que quer dizer Responsabilidade Socioambiental?

Veja na nova reportagem da HSM, clicando no link abaixo:

O que é ser cidadão? | Portal HSM

Dr. Benson

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Painel de Discussão: Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas

Este é um novo quadro de nosso blog que busca estimular a discussão entre nossos seguidores, visitantes e interessados nos temas que justificam este espaço social.

O primeiro deles que deixamos aberto à discussão é: O que Responsabilidade Social tem a ver com Gestão com Pessoas?

Deixe aqui sua contribuição, seja ela um artigo seu, um link para consulta, uma crítica ou uma declaração esclarecedora, para que possamos interagir e ampliar nossos conhecimentos, ok?

Clique em "Comentários" e deixe seu recado.

Grande abraço,
Dr. Benson

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Greenwashers - regra ou exceção?

Com a pressão da sociedade para que as organizações passem a ser "sustentavelmente" corretas, um comportamento pouco ético vem acontecendo de forma contundente: os falsos ecológicos.


São organizações que se dizem preocupadas e ativas no que dizem respeito às prerrogativas da sustentabilidade, mas na verdade querem ludibriar os consumidores e os demais stakeholders para vender seus produtos e serviços, terem suas ações na bolsa valorizadas e moldar uma imagem positiva perante a sociedade.

Você conhece alguma greenwasher?
Faça a sua parte. Fique atento(a)!
Coloque um "selo" greenwasher em cima dos falsos selos de "empresa verde" ou "empresa modelo de sustentabilidade" para aquelas que tentam nos convencer com suas pompas de bom mocinho.
Mas faça com responsabilide e cuidado, ok?!
Participe deste movimento!

Dr. Benson

Kotler 3.0 - A mesmisse com pitada de coqueluche da sustentabilidade!

Se tem alguém que sabe dizer as mesmas coisas, ditas há 20 anos atrás, com nova roupagem, esta pessoa é Philip Kotler.

Como a onda agora é o alarde à Sustentabilidade, logicamente, para quem é campeão de vendas de livros sobre marketing no mundo, não poderia ficar de fora.

Sua defesa pela evolução do Marketing 3.0 se baseia nos fundamentos atuais de que as organizações devem rever seus valores, preocuparem-se com os stakeholders, com os fornecedores, além de dizer coisas que já dizia antes como "sua empresa não vende produtos, mas experiência"!!

Onde está a novidade aí?
Como muita gente cai neste conto do vigário?

Não pretendo desmerecer a contribuição de Kotler para o mundo dos negócios e do marketing, que fique bem claro isto!

O que não entendo é que as pessoas pagam uma fortuna em suas palestras e livros por aquilo uma vez entendido já nos seus primeiros livros .
Lembram daquela edição tipo biblia que foi lançada pela primeira vez no Brasil pela Atlas, em 1995?
Continua sendo o melhor livro de marketing de todos os tempos!!

Quem tem não vende e não empresta.
E se você que o tem e continua comprando os livros de marketing (como eu! rs) ou não entendeu nada antes ou tem medo de perder alguma coisa fundamental que ele tenha dito (como eu! rs, mas que fica p. da vida porque percebe, depois de comprá-lo, que a única coisa que perdeu foi seu suado dinheiro)!!!

Sejamos sensatos e menos desesperados pelas palavras dos gurus!!!

Continuo dizendo: Sustentabilidade é outra coisa! Mas ninguém quer ouvir!!!

Dr. Benson

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Lançamento do Livro "Retorno de Investimentos em Comunicação"

Olá pessoal,

Venho convidá-los para o lançamento do livro que é resultado de nossa pesquisa realizada entre 2006 e 2009, no CEACOM-ECA/USP.

Não vou me alongar falando do que fiz ou que fizemos, porque aqui não é o foco ou nosso objetivo.
Mas, se estiver passando em Sampa, prestigie a pesquisa acadêmica que faz uma avaliação das práticas empresariais e busca fazer uma perpectiva crítica e responsável quanto aos seus fundamentos.

Deixemos a fala bonita dos profissionais de marketing e comunicação.
Nada de conclusões rápidas! Vamos pensar um pouco sobre o que o mercado diz fazer, mas muitas vezes não sabe o que efetivamente faz!

Logicamente o livro também aborda as práticas efetivas e pontuais que podem ser importantes para o meio empresarial e acadêmico.

Isto aí amigos! Está dado o recado!
Veja abaixo o convite.

Se tiver interesse no assunto, entre no link: www.incommetrics.com
Grande abraço.
Dr. Benson

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Natureza como Limite da Economia

Este é o título do novo livro de Andrei Cechin, onde ele resgata a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen.

Ingratamente esquecido pela academia, Georgescu foi, provavelmente, o primeiro a dar o alerta aos cientistas e economistas sobre as limitações do uso inconsequente dos recursos naturais para fazer frente ao crescimento constante e interminável do modo de produção capitalista.


Para degustar um pouco desta excelente obra, algumas palavras de Cechin (2010, p.208): "(...) Georgescu bem sabia que o problema ambiental não era a destruição do planeta pelos humanos. O planeta passou muito bem sem a presença humana durante a maior parte de sua existência e continuará a existir mesmo se a espécie humana for extinta. A razão de proteger o meio ambiente é proteger a espécie humana".

Isto só vem a comprovar minhas críticas quanto ao resultado de nossa enquete "Você sabe o que é Sustentabilidade", quando o menor voto foi exatamente a alternativa "Salvar o homem no planeta". Veja abaixo no quadro onde faço observação quanto ao resultado.

Pois, meus caros, a arrogância da humanidade a deixou cega para perceber apontamentos sérios e contundentes como as de Georgescu.

Aqui vão as informações completas do autor e do livro:
Autor: Andrei Cechin, discípulo de José Eli da Veiga, na FEA/USP, hoje é doutorando no Management Studies Group na Universidade de Wageningen - Holanda.
Editora: Senac São Paulo e Edusp. 264p.
Ano: 2010.

Boa leitura e compartilhe conosco sua opinião.
Abs,
Dr. Benson

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ENGEMA

Queridos amigos,

Depois de um longo tempo sem atualizar nosso blog, enfim retorno com boas notícias.
Nosso artigo (meu e de minha colega Prof. Miriam Takimura) foi aceito no XII ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.

Este evento será realizado na FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro deste ano.

No nosso artigo, sob o título "Falha no Sistema: os Indicadores de Socioambientais Corporativos em xeque", analisam-se as dificuldades no desenvolvimento de um Indicador de Sustentabilidade, que permita à sociedade e ao mercado assumirem o papel de auditores do processo e da transparência nos resultados socioambientais.

Quem tiver interesse em participar e assistir às palestras e às apresentações de artigos - inclusive o nosso - ainda dá tempo: inscrições até dia 31 outubro. Veja o link: www.engema.org.br

Boa sorte a todos e um grande abraço.
Dr. Benson

terça-feira, 13 de abril de 2010

David Harvey fala sobre os novos rumos da economia mundial

Recomendo uma entrevista que um amigo meu me recomendou!
Vale a pena ouvirmos a contribuição deste pensador que vem pesquisando, nos seus longos anos de vida profissional, sob uma perspectiva muito pontual e questionadora.

A Globo News entrevistou o geógrafo e professor David Harvey, especialista em sociologia urbana,  que falou sobre os rumos da economia mundial nesta segunda década do século XXI, caracterizada por crises imprevisíveis.

Clique no título acima ou vá até o site da Globo News: http://www.globonews.globo.com/

Abs.

sábado, 10 de abril de 2010

Resultado de nossa enquete!

Caros amigos que votaram na nossa enquete,

Os resultados, como podem ver, demonstraram quão longe de percebemos em qual realidade estamos efetivamente inseridos.

Como todas as alternativas eram possíveis, queria testar as percepções atuais sobre o tema.
Infelizmente, a que obteve o menor voto era a que indicaria a "verdade" que está por traz do conceito de sustentabilidade: Salvar o homem no planeta.

A nossa arrogância em pensar que a terra depende de nós para sobrevivermos e que a ação racional das atividades humanas podem reverter por completo este processo de esgotamento planetário, é muito mais preocupante que vocês possam pensar.

Quem disse que o planeta não vai continuar existindo por mais alguns bilhões de anos?
Quem disse que continuaremos coexistindo com a Terra?

Esquecemos a história!!
Negligenciamos a geografia!!
Nos colocamos acima e fora do meio ambiente!!
E pensamos que a modelo de produção capitalista atual é o mais perfeito para alcançarmos nossa liberdade!!
Somos livres de quê? Da miséria da África? Das catástrofes do Chile? Das queimadas na Amazônia?
Reduzimos o assunto "Sustentabilidade" em termos pontuais para sustentar (desculpem-me o jogo de palavras) a ideal de vida dos homens do Séc. XIX.

Se continuarmos assim, não chegaremos ao próximo século.
Mas ninguém quer saber de profundidade de termos e conceitos, não é?

A maioria quer a superficialidade da marca estampada na roupa!
No vazio estilo de vida "descolado"!
Na "good vibe" da riqueza fácil!

Espero não estar sozinho nestas minhas idéias!
Ou talvez a "espiral do silêncio" funcione perfeitamente aqui!

Salve as baratas, pois somente elas falarão no futuro!

Abraço a todos!
Dr. Benson

terça-feira, 23 de março de 2010

O que você faz efetivamente para tornar o mundo melhor?

Se uma das prerrogativas do termo "Sustentável" é melhorar as condições do planeta, porquê preferimos plantar uma árvore que salvar uma criança da fome?
Por quê tanto alarde pelo aquecimento do clima e, comparativamente, um desprezo pela miséria de países inteiros esquecidos pela mídia?
Que sentido faz colocar lixo reciclável na porta de casa quando seu vizinho joga bituca de cigarro pela janela do carro?
Qual o valor das coisas que nos fazem trabalhar insanamente todos os dias pra adquiri-las, se não sabemos o valor do abraço?
Se dissemos que a educação é fundamental para todos, por quê 70% da população brasileira não chega ao fim de uma graduação superior?
E se é perigoso ir à rua sozinho depositar o saco de lixo na lixeira e ser abordado por pessoas mal intencionadas, construímos prisões domiciliares luxuosas fechadas? Velhos problemas, soluções bizarras!!

Estamos atacando a causa ou o sintoma?
Dê sua opinião!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Será que o que conceituam sobre Sustentabilidade, está adequado?

"Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro."
Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/

Você concorda com este conceito?
Eu não iria tão cegamente nesta linha!!
Sabe por quê?
Há muitas outras perspectivas a serem consideradas e que estamos deixando de discutir.

Recomendo que leiam o livro: "Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI", do Dr. José Eli da Veiga.  Prof. da FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. http://www.zeeli.pro.br/

Segundo o autor, há pelo menos mais outras duas linhas de pensamento que podem colocar em xeque o que o texto acima defende.

Vamos debater?
Abs.

Evento: Brasil 2020

"O aquecimento global chegou a um ponto crítico. Se medidas não forem tomadas, o aumento das temperaturas será o gatilho para eventos climáticos extremos, como a elevação do nível da água dos oceanos, ameaçando cidades costeiras e o bem-estar de suas populações, e a extinção de milhares de espécies vegetais e animais ao redor do mundo. Temos cerca de 10 anos para agir antes que as forças naturais escapem ainda mais da capacidade humana de controlar as conseqüências do aquecimento."

Esta é a chamada para o evento Brasil 2020.
Participe. Veja mais no link: http://brasil2020.com.br/portugues/

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Que país é este?

Você sabe de onde é esta foto? Tem alguma semelhança com seu bairro? O que isto tem a ver com Desenvolvimento Sustentável?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fale você!

Se nenhuma das respostas da nossa enquete lhe satisfaz, dê sua resposta, comentário, opinião.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bem vindos!

Olá,

Este é um espaço de encontro de idéias, experiências, muitas dúvidas, poucas certezas sobre o que vem acontecendo com nosso planeta, nossos vizinhos, com nós mesmos.

O tema principal é sobre sustentabilidade. Mas isto não significa que possamos falar de outra coisa totalmente diferente. Afinal, está difícil encontrar qualquer outra coisa que o termo acima não tenha dado um jeito de abraçar e dizer que é "seu"!!!!

Então, entre nessa jornada e vamos tentar conhecer a nós próprios a cada dia, um pouco melhor.

Abs,
Dr. Benson