Amigos,
Depois de um longo tempo ausente, volto para reaquecer nossa discussão sobre o que se vem falando sobre Sustentabilidade.
Ando muito preocupado com a grande confusão que as pessoas, inclusive profissionais renomados e acadêmicos sérios, vêm tendo com relação à Sustentabilidade. Toda a vez que leio ou ouço sobre o tema, o adjetivo "verde" vem acompanhado dele ou simplesmente reduzem o termo Sustentabilidade à questão ambiental.
Caros, sabemos da relevância que o aspecto ambiental tem em nossas vidas e em quase tudo que se dizem respeito às atividades produtivas, de processamento, de serviços e, por final, as de consumo nos tempos atuais. Nossos filhos já chegam em casa e falam com propriedade assustadora, que ficamos, às vezes até com vergonha de nossos antepassados e nos perguntando como podemos melhorar este cenário aterrador em relação ao nosso Planeta.
Infelizmente, Sustentabilidade não pára por aqui!
Devemos, também, falar dos demais aspectos, que John Elkington, denominou com propriedade de "pilares": o social, e o econômico.
Ficou curioso?
Pra gente enriquecer nossa discussão, deixo aqui o convite para sua contribuição no nosso próximo encontro. Vamos marcar para a próxima quarta-feira? Sugiro que nesta semana falemos do Pilar Social. E para a outra semana falemos do Pilar Econômico, ok?
Agradeço a sua visita e deixe seu comentário agora!
Vamos elevar nosso papo?
Grande abraço a todos e até já!
Dr. Benson
Olá Edu... Fantástico seu texto.
ResponderExcluirTambém não entendo a razão de chamar o discurso (sobre sustentabilidade) para um lado ou outro. A sustentabilidade não é ambiental, nem econômica nem social... ela é algo que surge com a união das 3 linhas de pensamento.
Acredito que uma razão que talvez possa explicar essa visão errônea das pessoas, é a metodologia de ensino que vem sendo praticada há séculos.
Estudamos tudo de forma compartimentalizada. História numa gaveta, sociologia, matemática, filosofia, biologia, geografia, em outras...
Poucas pessoas tem o "privilégio" de serem educadas em ambientes onde há ensino transversal. Onde a economia pode relacionar-se, naturalmente, à questão ambiental, ao comportamento humano e, por que não, animal?
Um grande abraço
Marina Cunha
Isto mesmo MagaH, nosso ensino neste país vai demorar muito a retomar as rédeas do conhecimento transversal.
ExcluirMas cabe a nós, com um pouco mais de consciência ou informação, desconstruir conceitos errôneos, que conduzem à miopia.
Os discurso "vamos ser verde" ou "nossa empresa é verde" ou "seja sustentável, salve o meio ambiente" deve ser evitado. Digo mais radicalmente, DEVE SER BANIDO, pois não ajuda em nada, desvia do objetivo principal para o qual o termo foi criado.
Se uma empresa diz ser verde ou seus produtos/serviços são ecologicamente corretos, ela está falando de ECO EFICIÊNCIA, e isto não deve ser entendido como sustentável. Sim, ela está agindo de forma a contribuir para a sustentabilidade do planeta PONTO.
A conversa vai longe, é claro! Mas devemos disseminar a desconstrução de idéias equivocadas!
Grande abraço!