terça-feira, 23 de março de 2010

O que você faz efetivamente para tornar o mundo melhor?

Se uma das prerrogativas do termo "Sustentável" é melhorar as condições do planeta, porquê preferimos plantar uma árvore que salvar uma criança da fome?
Por quê tanto alarde pelo aquecimento do clima e, comparativamente, um desprezo pela miséria de países inteiros esquecidos pela mídia?
Que sentido faz colocar lixo reciclável na porta de casa quando seu vizinho joga bituca de cigarro pela janela do carro?
Qual o valor das coisas que nos fazem trabalhar insanamente todos os dias pra adquiri-las, se não sabemos o valor do abraço?
Se dissemos que a educação é fundamental para todos, por quê 70% da população brasileira não chega ao fim de uma graduação superior?
E se é perigoso ir à rua sozinho depositar o saco de lixo na lixeira e ser abordado por pessoas mal intencionadas, construímos prisões domiciliares luxuosas fechadas? Velhos problemas, soluções bizarras!!

Estamos atacando a causa ou o sintoma?
Dê sua opinião!!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Será que o que conceituam sobre Sustentabilidade, está adequado?

"Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro."
Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/

Você concorda com este conceito?
Eu não iria tão cegamente nesta linha!!
Sabe por quê?
Há muitas outras perspectivas a serem consideradas e que estamos deixando de discutir.

Recomendo que leiam o livro: "Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI", do Dr. José Eli da Veiga.  Prof. da FEA/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. http://www.zeeli.pro.br/

Segundo o autor, há pelo menos mais outras duas linhas de pensamento que podem colocar em xeque o que o texto acima defende.

Vamos debater?
Abs.

Evento: Brasil 2020

"O aquecimento global chegou a um ponto crítico. Se medidas não forem tomadas, o aumento das temperaturas será o gatilho para eventos climáticos extremos, como a elevação do nível da água dos oceanos, ameaçando cidades costeiras e o bem-estar de suas populações, e a extinção de milhares de espécies vegetais e animais ao redor do mundo. Temos cerca de 10 anos para agir antes que as forças naturais escapem ainda mais da capacidade humana de controlar as conseqüências do aquecimento."

Esta é a chamada para o evento Brasil 2020.
Participe. Veja mais no link: http://brasil2020.com.br/portugues/