Para continuarmos nossa tentativa de melhorar nossa discussão sobre conceitos ou termos que correm o risco de beirar ao equívoco, arrisco a falarmos sobre Economia Verde e Crescimento Sustentável.
Em primeiro lugar, segundo seus seguidores, a Economia Verde defende a construção de políticas públicas e corporativas que busquem atender às pressões da produção de um país por recursos, sejam estes renováveis ou não, que não comprometam seu crescimento constante e ao mesmo tempo atenda às necessidades sociais presentes e futuras.
Segundo o site dedicado ao Rio + 20 (veja o link:
http://www.rio20.info/2012/economia-verde), o conceito de economia verde concentra-se principalmente na intersecção entre o ambiente e a economia.
O meu alerta está na confusão potencial inscrita no esclarecimento deste conceito, tendo em vista que o
pilar social da Sustentabilidade está oculto nele. E, como nosso esforço está em desmistificar os demais pilares, entendemos que muitos leigos que, agora, despertam para conhecer o que significa Sustentabilidade, podem ficar mais perdidos que orientados.
Defendo a simplicidade e a clareza, para que todos possam ter acesso ao conhecimento correto, adequado e fácil. A miscelânea de termos não ajuda! O que encontramos são termos bonitos, mas vazios do ponto de vista conceitual.
Esses dias vi uma campanha rolando que tinha o título de "alimentação sustentável"! Os organizadores da campanha tinham por defesa principal a aquela alimentação que se preocupa com a destinação adequada do lixo proveniente dela. Pergunto: O QUE ISTO TEM DE SUSTENTÁVEL?
Sempre curioso por esses termos esteticamente criados para atender à crista da moda, fiquei novamente decepcionado, pois esperava que estivessem falando do pilar social e, mesmo, do econômico!!
Gente, alimentação sustentável implica, OBRIGATORIAMENTE, pelo estudo das necessidades sociais da população daquela região, de forma a promover o crescimento econômico dos produtores
locais ou regionais de alimentos e, sim, não comprometa o ambiente! Será tão difícil assim, as pessoas entenderem que SUSTENTABILIDADE NÃO É VERDE???
Isto nos remete ao conceito de Crescimento Sustentável. O evento Rio 92 teve como ponto de maior discussão exatamente a substituição do termo "crescimento" por "DESENVOLVIMENTO"! Vinte anos depois, justamente na Rio + 20, ainda estamos discutindo isto!
Portanto, caros amigos, se não pararmos para entender termos simples e sermos mais diretos na sua disseminação, vamos encontrar, continuamente, este tipo de ação!
Sim, é muito desafiador, tendo em vista a complexidade da Sustentabilidade. Mas, isso não deve ser usado como estratégia de sermos prolixos para darmos uma de intelectuais e "modernos"! Seremos, sim, "santo de pau oco"!
Abraços e até semana que vem!
Dr. Benson