sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Depois de 20 anos, o que foi concretamente feito pela Sustentabilidade?


A garota do vídeo, 20 anos depois de ter calado o mundo na Eco 92, nos dá uma pequena noção que a única coisa que realmente saiu do papel foi o discurso da Sustentabilidade!

Se você era uma criança ou nem tenha nascido naquela época, veja abaixo a menina de 12 anos que ficou famosa em proferir para os Estadistas e representantes de todas as nações do planeta com uma postura enérgica, sonhadora e desafiante!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sustentabilidade não é Ecologia!

Amigos, como vão, tudo bem?

Estou muito feliz em poder convidá-los para minha palestra, organizada pela OPA - Organização para a Proteção Ambiental, no Center Convention, no Center Shopping, Uberlândia/MG, no dia 25/09, às 19h.

Vocês que vem acompanhando meu blog, já devem saber que vou falar do que defendo com a paixão de um soldado, quase solitário e "pixotesco", que acredita na disseminação correta do que vem a ser Sustentabilidade.

A palestra é de graça! Basta fazer sua inscrição pelo email: opa@opa.org.br

Espero todos vocês lá para provocar, contestar, expressar suas ideias e compartilhar nosso evento.

Abração!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Economia Verde ou Crescimento Sustentável?

Para continuarmos nossa tentativa de melhorar nossa discussão sobre conceitos ou termos que correm o risco de beirar ao equívoco, arrisco a falarmos sobre Economia Verde e Crescimento Sustentável.

Em primeiro lugar, segundo seus seguidores, a Economia Verde defende a construção de políticas públicas e corporativas que busquem atender às pressões da produção de um país por recursos, sejam estes renováveis ou não, que não comprometam seu crescimento constante e ao mesmo tempo atenda às necessidades sociais presentes e futuras.

Segundo o site dedicado ao Rio + 20 (veja o link: http://www.rio20.info/2012/economia-verde), o conceito de economia verde concentra-se principalmente na intersecção entre o ambiente e a economia.

O meu alerta está na confusão potencial inscrita no esclarecimento deste conceito, tendo em vista que o pilar social da Sustentabilidade está oculto nele. E, como nosso esforço está em desmistificar os demais pilares, entendemos que muitos leigos que, agora, despertam para conhecer o que significa Sustentabilidade, podem ficar mais perdidos que orientados.

Defendo a simplicidade e a clareza, para que todos possam ter acesso ao conhecimento correto, adequado e fácil. A miscelânea de termos não ajuda! O que encontramos são termos bonitos, mas vazios do ponto de vista conceitual.

Esses dias vi uma campanha rolando que tinha o título de "alimentação sustentável"! Os organizadores da campanha tinham por defesa principal a aquela alimentação que se preocupa com a destinação adequada do lixo proveniente dela. Pergunto: O QUE ISTO TEM DE SUSTENTÁVEL?

Sempre curioso por esses termos esteticamente criados para atender à crista da moda, fiquei novamente decepcionado, pois esperava que estivessem falando do pilar social e, mesmo, do econômico!!

Gente, alimentação sustentável implica, OBRIGATORIAMENTE, pelo estudo das necessidades sociais da população daquela região, de forma a promover o crescimento econômico dos produtores locais ou regionais de alimentos e, sim, não comprometa o ambiente! Será tão difícil assim, as pessoas entenderem que SUSTENTABILIDADE NÃO É VERDE???

Isto nos remete ao conceito de Crescimento Sustentável. O evento Rio 92 teve como ponto de maior discussão exatamente a substituição do termo "crescimento" por "DESENVOLVIMENTO"! Vinte anos depois, justamente na Rio + 20, ainda estamos discutindo isto!

Portanto, caros amigos, se não pararmos para entender termos simples e sermos mais diretos na sua disseminação, vamos encontrar, continuamente, este tipo de ação!

Sim, é muito desafiador, tendo em vista a complexidade da Sustentabilidade. Mas, isso não deve ser usado como estratégia de sermos prolixos para darmos uma de intelectuais e "modernos"! Seremos, sim, "santo de pau oco"!

Abraços e até semana que vem!
Dr. Benson

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sustentabilidade não é Verde!

Amigos,

Depois de um longo tempo ausente, volto para reaquecer nossa discussão sobre o que se vem falando sobre Sustentabilidade.

Ando muito preocupado com a grande confusão que as pessoas, inclusive profissionais renomados e acadêmicos sérios, vêm tendo com relação à Sustentabilidade. Toda a vez que leio ou ouço sobre o tema, o adjetivo "verde" vem acompanhado dele ou simplesmente reduzem o termo Sustentabilidade à questão ambiental.

Caros, sabemos da relevância que o aspecto ambiental tem em nossas vidas e em quase tudo que se dizem respeito às atividades produtivas, de processamento, de serviços e, por final, as de consumo nos tempos atuais. Nossos filhos já chegam em casa e falam com propriedade assustadora, que ficamos, às vezes até com vergonha de nossos antepassados e nos perguntando como podemos melhorar este cenário aterrador em relação ao nosso Planeta.

Infelizmente, Sustentabilidade não pára por aqui!
Devemos, também, falar dos demais aspectos, que John Elkington, denominou com propriedade de "pilares": o social, e o econômico.

Ficou curioso?
Pra gente enriquecer nossa discussão, deixo aqui o convite para sua contribuição no nosso próximo encontro. Vamos marcar para a próxima quarta-feira? Sugiro que nesta semana falemos do Pilar Social. E para a outra semana falemos do Pilar Econômico, ok?

Agradeço a sua visita e deixe seu comentário agora!
Vamos elevar nosso papo?

Grande abraço a todos e até já!
Dr. Benson